quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Em 2017 a BUSF-CPLP Promoverá a Implantação de Unidades de Bombeiros Voluntários em Cidades Brasileiras Interessadas.

A BUSF-CPLP acredita que a criação de Unidades Voluntárias de Bombeiros, organizadas em Sociedade Humanitárias de Bombeiros Voluntários, seja uma das soluções para a falta de bombeiros no país. Com o pouco investimento promovido pelos Estados devido ao alto índice de endividamento o Brasil passa hoje por uma condição de sub-operacionalidade de unidades de Bombeiros. Uma das metas Estatutárias da BUSF-CPLP é promover e fomentar a criação de Unidades de Bombeiros Voluntários ou mistos, dentro de prerrogativas e legislações que possam unir organizações governamentais e privadas de caráter público para ampliar o número de cidade e de habitantes que possam gozar dos serviços essenciais dos bombeiros. Já há no escopo inicial de criação algumas cidades prontas para darem o start a essas organizações e a BUSF pretende operacionalizar o mais rápido a primeira que deverá servir de modelo para as demais.

As Unidades utilizaram o mesmo uniforme operacional da organização porem com distintivo próprio além de manicas sobre o distintivo e a bandeira nacional com o nome da cidade. A principal idia é começar a trabalhar com as novas propostas da nova NBR 14608 que já está para ir a consulta pública através da ABNT como membros da CB 24 a BUSF tem o compromisso de adequar-se as mudanças que ela acredita serem de interesse para a classe de profissionais bombeiros.

Outra condição fundamental para que o programa funcione, é fazer com que essas unidades de Bombeiros Voluntários interaja diretamente com a Defesa Civil de cada município e com os demais órgãos de segurança como as Polícias Militar e Civil a Guarda Municipal e as Unidades dos Corpos de Bombeiros Militares, seja através de parcerias específicas ou mesmo por associação direta como NUDECs das Defesas Civis.

A Presidência já deu um importante passo para que a primeira unidade seja implantada aqui no Estado de São Paulo. De acordo com o Sr. Bolívar Fundão Filho presidente da BUSF. "Pretendemos que a primeira cidade a poder ter uma unidade da BUSF de Bombeiros Voluntários seja uma cidade do litoral paulista, que deverá seguir o regramento estatutário e os Regimentos da BUSF. Já estamos em conversações para que os passos administrativos e institucionais sejam dados, dentro, e de acordo com a legislação. Nosso Delegado Estadual para o Litoral Paulista Sr. Paulo Cesar já está tomando as devidas providências e acreditamos que até inicio de junho já possamos estar instalados e funcionando. além de Unidade de Bombeiros Voluntários, essa estrutura será também a Delegacia Estadual do Litoral Paulista da BUSF-CPLP, como a SP Bombeiros localizada na Rodovia dos Imigrantes que é hoje a Delegacia da cidade de São Paulo. São passos curtos, porém profundos que estamos realizando e que servirá de exemplo para outras cidades onde possuímos representações.

Visiste a pagina: http://www.busfbrasil.org.br/unidades-de-bombeiros-voluntarios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário